Este ano, a Campanha da Fraternidade traz como tema: “Fraternidade e Educação” e como lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Cf Pr 31,26).
A reflexão proposta pela CF 2022 é de extrema relevância, sobretudo num contexto em que o Brasil, de forma particular, sofre os graves impactos gerados pela pandemia da COVID-19, os quais só intensificam a crise educacional no país.
Com essa reflexão, a CF 2022 não pretende que caiamos na desesperança ou na falta de perspectivas. Pelo contrário, pretende abrir caminhos de diálogo sobre essa realidade, à luz da fé cristã, em favor do humanismo integral e solidário, entendendo que a família, a comunidade de fé, a sociedade, as instituições de ensino exercem papel fundamental na educação, já que esta não acontece de forma isolada, senão que envolve os vários atores sociais.
A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.
O CSAJ trabalhará o tema da Campanha da Fraternidade 2022, a partir dos projetos que serão desenvolvidos, acreditando ser de fundamental importância o desenvolvimento de uma educação que leve em conta a formação crítica e sólida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *